O CHEF


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

CHEF CARLOS PITA 

Mesmo sem ter a mínima idéia de onde poderia chegar, desde criança sempre teve a cozinha como seu ambiente preferido da casa não somente para realização de suas refeições mas por total curiosidade de saber o que estava sendo feito no fogão.

Sempre observou a mãe, a avó, as tias e outras pessoas, nas praticas culinárias.

O tempo foi passando e o gosto pela culinária aumentando. Isto o fez ter o prazer pela leitura incansável de receitas, assistir aos programas culinários, que na época eram em números bem reduzidos, observar pessoas cozinhando e as dicas de cozinheiros. Não deixou seu lado autoditada de fora.

Mesmo sem afastar das atividades profissionais ligadas a sua formação acadêmica, Administração de empresas, nunca deixou de estar por dentro dos assuntos ligados a culinária, sempre participando de cursos culinários dos mais diversos possíveis e em regiões variadas, buscando aprimorar seus conhecimentos a cada dia e ter seu momento de total satisfação, relaxamento e prazer.

Para tal sempre esteve atento ao que acontece no segmento, ou seja, novos conceitos, ingredientes oferecidos pelos fabricantes e utilizados pelos profissionais, pratica dos cozinheiros e chefes, exigência dos consumidores, o que é moda e assim por diante. Este conhecimento sempre esteve focado tanto na culinária regional como na nacional e porque não dizer na internacional.

Depois de tanto ler e de buscar o aprendizado, começou a preparar alguns pratos em casa até chegar a criação e execução dos cardápios para os almoços e jantares em encontros familiares.

Fortaleceu seus estudos principalmente no que tange ingredientes disponíveis no mercado e em especial na utilização das ervas aromática, condimentos e especiarias. Conhecer cada produto que utilizava como ingrediente de uma receita para ele sempre foi uma obrigação. Chegou a ter mais de 200 espécies, entre ervas, especiarias e condimentos em casa, sabendo onde e como utilizar cada um em separado ou em conjunto.

Daí passou a arriscar mais e mais. Convidou amigos pessoais para participarem de confrarias em sua casa, onde preparava diferentes pratos seguindo receitas e também criando algumas. Com esta experiência foi possível criar um book próprio com diversas receitas.

No ano de 2004 especializou na elaboração e confecção de molhos o que o permitiu escrever e publicar seu primeiro livro com o título SO MOLHOS.

Profissionalmente já são vários anos dedicados à culinária tendo o estudo e a pratica culinária como uma constante em sua vida se tornando um cozinheiro e posteriormente titularizado chef de cozinha.

Já participou de inúmeros eventos gastronômicos como fóruns, festivais, encontros e outros mais, tanto em parceria com conceituados chefes como também sendo o chef responsável.

Atualmente trabalha como Personal Cook, criando cardápios personalizados. Estes cardápios atendem a almoços e jantares(entrada, prato principal e sobremesa), petiscos, finger food ou mesmo um cardápio mais completo incluindo café da manhã e lanche.

Também prepara cardápios para pessoas que não dispõem de tempo hábil, deixando a geladeira abastecida. Este cardápio é composto por pratos que atenderão no almoço, no jantar e também petiscos satisfazendo às necessidades do cliente. São aproximadamente 600 clientes cadastrados e mais de 1000 eventos realizados.

Em 2010 editou e publicou seu segundo livro: APRENDIZADO DA BOA CULINÁRIA & COZINHA.
Possui atualmente um book contendo mais de 7000 receitas sendo que 1400 são proprias.
Ministra cursos de culinária para grupos fechados de pessoas, amigos e conhecidos entre si, formatados em vários módulos, ou seja, do mais básico ao mais completo (para amadores e profissionais). São mais de 30 turmas, com média de 8 alunos por turma, que já fizeram seus cursos de culinária.

Outra atividade exercida é a de consultor gastronômico com o trabalho focado no planejamento, na organização e na operação, criação de menus, confecção e preparo de pratos diversos que irão compor estes menus, incluindo ficha técnica, instruções de preparo e treinamento de pessoal, específico para restaurantes, bares, bistrôs e outros mais que atuam no ramo. Orientação na montagem das cozinhas, compra de insumos, instalação, fluxogramação, entre outros.
Atualmente tem parceria com as empresas Gomes da Costa, Azeites Carbonell, Brinox, Coza, Banca Santo Antonio, Super Nosso Gourmet entre outras mais.

É o idealizador e responsável pelo projeto gastronômico – BATE PAPO COM SABOR- projeto gastronômico que neste ano, completou em novembro de 2017, 11anos de existência, atuando em BH, cidades mineiras, varios estados do Brasil e até em alguns países da europa.

Em 2011, editou e publicou seu terceiro livro. BATE PAPO COM SABOR com 80 saborosas receitas de entradas, finger food, pratos principais e sobremesas comercializado até hoje.

últimas notícias:

parceiros:

veja também:

Personal Cook

Conheça o trabalho de um Persoal Cook.

Consultoria

Acompanhamento profissional na cozinha.

Bate Papo Com Sabor

Projeto gastrônomico